MARLON BRUNETTA

Palestrante em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.

É co-fundador da Startup Moonshot Educação com os professores José Motta e Paulo Tomazinho. 

Durante toda a sua trajetória profissional, atuou como professor e na área de exatas atuando desde a educação básica até a pós graduação. Por onde passou sempre foi muito bem avaliado pelos seus alunos mesmo iniciando a sua carreira como um docente tradicional. Aos poucos foi sentindo a necessidade de se transformar como professor e nesta busca encontrou as Metodologias Ativas de Aprendizagem. 

Foi um dos responsáveis pela criação e gestão de um grupo voluntário de estudos de Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais. Esse projeto impulsionou o seu desejo em compartilhar conhecimento nessas áreas o que levou a se tornar um palestrante que vai direto ao ponto, conversa de professor para professor.

MINHAS PALESTRAS

Um professor convertido
Nesta palestra o professor Marlon Brunetta conta a sua trajetória como educador, as dores que sentiu que o fez mudar o seu formato de atuar em sala de aula, as dificuldades que teve que superar nessa transição e a satisfação com os resultados alcançados depois da mudança.
Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais
Não é mais possível o professor ficar apenas transmitindo o conhecimento aos seus alunos, é preciso fazer melhor. Na palestra o professor Marlon Brunetta aponta a necessidade de abordar competências e habilidades para as demandas do século XXI que numa aula tradicional é impossível de serem trabalhadas, apontando para a necessidade de um olhar mais customizado para os nossos alunos e como as metodologias ativas em conjunto com as tecnologias educacionais contribuem com esse propósito.
Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)
A história de como o professor Eric Mazur criou a metodologia é relatada nesta palestra bem como a sua trajetória até chegar a esse momento de virada na sua vida como docente de uma das instituições mais renomadas mundialmente, Harvard. Na apresentação é apresentado o método que consiste em 3 momentos e como o professor deve conduzir a sua aula de acordo com o feedback que vai recebendo em tempo real.
Sala de aula quebra cabeça (Jigsaw Classroom)
Uma metodologia ativa relativamente antiga mas extremamente atual com as demandas do século XXI foi criada a partir de uma situação de conflito em uma escola pública dos Estados Unidos. O professor Elliot Aronson junto com os seus alunos de pós graduação criaram uma metodologia colaborativa, onde a participação de todos é necessária para que a aprendizagem aconteça.
Jogos educacionais e Gamificação
Cada vez mais utilizado em praticamente todas as áreas do conhecimento a Gamificação vem ganhando força na área educacional. Uma excelente metodologia para gerar engajamento e interação entre os alunos a Gamificação não pode falta na estante do professor.
Sala de aula invertida (Flipped Classroom)
Mais do que uma metodologia a Sala de aula invertida é um “framework” onde várias outras metodologias seguem o mesmo roteiro. Uma das mais divulgadas mundialmente e com uma estrutura cada vez mais necessária para uma educação mais significativa.
Previous slide
Next slide

MINHAS OFICINAS

Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)
Um dos principais objetivos da metodologia Aprendizagem entre Pares (Peer Instruction) é incentivar a troca de informações entre os colegas. O professor elabora boas perguntas do conteúdo e, de acordo com as respostas dos alunos, a aula terá um formato diferente.
Nesta oficina os participantes irão aprender sobre os 3 momentos da metodologia e a melhor estratégia a ser utilizada em cada um desses momentos. Serão discutidos alguns critérios para elaborar boas perguntas, várias possibilidades de realizar a votação, com ou sem uso de tecnologia e, as próximas etapas de acordo com o índice de acerto.
Sala de aula quebra cabeça (Jigsaw Classroom)
A sala de aula quebra-cabeças é uma técnica de aprendizagem cooperativa onde cada aluno fica responsável por parte do conteúdo a ser trabalhado e precisa compartilhar esse conhecimento adquirido com os seus colegas. O professor Elliot Aronson criador desta metodologia explica a metodologia em 10 passos.
Nesta oficina os participantes irão compreender cada uma destas 10 etapas para se sentirem seguros ao aplicar a metodologia.
Jogos educacionais e Gamificação
Podemos tornar os nossos conteúdos mais acessíveis, facilitando o processo de aprendizagem através da Gamificação. Gamificação é utilizar da lógica e metodologias dos jogos para servir a outros propósitos, como o da educação. Tem um potencial enorme para engajar os alunos e desenvolve competências socioemocionais que são tão importantes no aprendizado de qualquer ser humano.
Nesta oficina os participantes irão compreender a diferença entre jogos, jogos educacionais e gamificação, acompanhar vários exemplos da gamificação e compreender como colocar em prática esta metodologia tão interessante.
Sala de aula invertida (Flipped Classroom)
Neste modelo de aula existe uma inversão na lógica com que o conteúdo é trabalhado, ao invés do professor entregar o conteúdo no momento de aula o mesmo é feito na pré-aula para que o momento de sala de aula seja reservado para a discussão dos conteúdos que já foram entregues no momento anterior.
Nesta oficina os participantes irão compreender quais são os três momentos essenciais dessa metodologia e como ser mais assertivo em cada um desses momentos.
Tecnologias Educacionais
- Google Formulários
- Kahoot
- Socrative
- Mentimeter
- Quizizz
- Canvas
- Como criar boas apresentações no Google Slides
Previous slide
Next slide

O QUE DIZEM SOBRE MIM

@brunettamarlon

ENTRE EM CONTATO COMIGO

Marlon Brunetta Educação – 2021 – todos os direitos reservados – design by Single Agência.