PALESTRA PARA PROFESSORES
Explorando a Aprendizagem Colaborativa com Jigsaw Classroom
Explore uma estratégia poderosa que fomenta a colaboração ativa entre os alunos, estimulando a partilha de conhecimentos e a criação coletiva do aprendizado.
O que será abordado:
Nesta palestra, vou introduzir a Metodologia Sala de Aula Quebra-cabeça, também conhecida como Jigsaw Classroom. Essa abordagem transcende o simples ensino de conteúdo; ela reestrutura a forma como os alunos aprendem e se envolvem.
Uma das principais características dessa metodologia é a promoção da escuta ativa, envolvimento genuíno e empatia entre os alunos. Cada membro do grupo desempenha um papel essencial na atividade acadêmica, incentivando o trabalho coletivo em busca de objetivos compartilhados. A cooperação é a base, criando uma sinergia onde o êxito individual está intrinsecamente ligado ao sucesso coletivo. Essa abordagem estimula a interação entre todos os estudantes da turma, fomentando um valor mútuo como colaboradores em uma jornada de aprendizado.
A Metodologia Jigsaw foi criada em 1971 pelo professor Elliot Aronson e seus alunos na Universidade do Texas e na Universidade da Califórnia.
A história por trás do Jigsaw é cativante: surgiu como uma solução para aplacar tensões em classes recentemente integradas nos Estados Unidos na década de 70. A abordagem mostrou-se tão eficaz que rapidamente se espalhou, tendo um impacto positivo no cenário educacional mundial.
Os benefícios são vastos: a promoção do trabalho em equipe, a nutrição da empatia e o incentivo à participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Características:
- 60 minutos (+/- 30 minutos dependendo das necessidades do evento)
- Palestra Presencial ou Remota;
- Interação durante a palestra;
Para quem é:
- Professores e Educadores em Geral;
- Alunos de Pedagogia ou Licenciaturas;
- Coordenadores e Supervisores Educacionais;
- Gestores Educacionais.
O que você aprenderá
- Processo de aprendizagem
- O conceito de Chunking
- A importância do empoderamento para uma colaboração segura
- O mérito do diagnóstico
- Tomada de decisão com base em dados
- O valor de trabalhar habilidades interpessoais
Principais Competências Desenvolvidas
- Fomentar a aprendizagem cooperativa
- Trabalhar habilidades interpessoais
- Gerar autonomia no estudante
- Tomar decisões com base em dados
Instituições que já contaram com minha experiência
O que dizem sobre mim
"Assisti uma palestra do prof. Marlon Brunetta e confesso que pensei que seria mais uma palestra como tantas outras que já havia assistido. Como professora, para minha grata surpresa, a sua experiência e didática foram espetaculares!! A maneira com que apresentou as metodologias ativas de ensino me auxiliaram muito e agora, no atual momento, tenho retomado e aproveitado muita coisa. Devido à relevância, hoje considero aquele evento como uma das melhores palestras que já participei nessa área."
Everline B. CamargoProfessora Universitária e Psicóloga
"Já tive a oportunidade de assistir muitas palestras do Marlon que sempre me chamou atenção em vários aspectos. Um deles é a sua preocupação com a transmissão clara do conteúdo e a busca constante por recursos e habilidades que tornem esse ato eficaz. Outro ponto importante que sempre percebi em sua atuação, é o alerta que ele faz sobre a tecnologia que por si só não transforma, porém integrada a atuação do professor e suas habilidades levam a educação para outro patamar. Parabéns professor Marlon e muito obrigado pelo seu comprometimento em ajudar os profissionais da educação do nosso país."
Carlos MainardesProfessor e criador do canal Física in Box
"Parabéns professor Marlon pelo ótimo webnar que você ministrou na nossa universidade. Soluções simples e inovadoras para os desafios que a educação está passando nessa quarentena. Muito obrigado!"
Rodrigo LeviProfessor