PALESTRA PARA PROFESSORES
Um Professor Convertido
As dificuldades de sair da zona de conforto e os benefícios da mudança de postura
O que será abordado:
Durante um longo período da minha trajetória, segui o caminho de um professor tradicional. Mesmo com aulas focadas em mim, recebia avaliações positivas dos meus alunos, e tudo parecia estar fluindo bem em minha carreira.
Contudo, por volta de 2010, comecei a notar que o impacto das minhas aulas já não era o mesmo. Nesse momento, me vi diante de uma das decisões mais difíceis da minha vida:: mudar de profissão ou me reinventar como educador.
Contudo, por volta de 2010, comecei a notar que o impacto das minhas aulas já não era o mesmo. Nesse momento, me vi diante de uma das decisões mais difíceis da minha vida:: mudar de profissão ou me reinventar como educador.
Sair da zona de conforto não é simples. Com mais de uma década de experiência como professor, estava habituado a conduzir aulas de forma tradicional. Após uma reflexão mais profunda percebi que o modelo tradicional de ensino não é o mais adequado para ser utilizado o tempo inteiro, a antiga ideia que o professor é o único detentor do conhecimento e cabe somente a ele passar o conteúdo para os alunos não é mais verdadeira.
Hoje, a informação está disponível para todos, os estudantes têm ao seu dispor a informação na palma da sua mão através da tecnologia e este é um dos motivos para repensar o papel do professor e o modelo da aula tradicional.
Na palestra 'Um Professor Convertido', compartilho em detalhes todo o meu processo de transformação, destacando os aprendizados acumulados ao longo de três décadas de experiência, abrangendo desde a educação básica até a pós-graduação.
Características:
- 60 minutos (+/- 30 minutos dependendo das necessidades do evento)
- Palestra Presencial ou Remota;
- Interação durante a palestra;
Para quem é:
- Professores e Educadores em Geral;
- Alunos de Pedagogia ou Licenciaturas;
- Coordenadores e Supervisores Educacionais;
- Gestores Educacionais.
O que você aprenderá
- Como sair da zona de conforto
- O medo faz parte do processo mas não pode nos engessar
- Processo de aprendizagem
- A importância do diagnóstico
- Necessidade de uma condução mais equitativa
- Utilizar práticas distribuídas
- Aprendizados com a curadoria de conteúdos
- Focar na personalização
- Porque utilizar as Metodologias Ativas
- Porque utilizar as Tecnologias Educacionais
Principais Competências Desenvolvidas
- Buscar aprimoramento constante
- Desenvolver a capacidade de inovação
- Demonstrar automotivação
- Aprender com a curadoria de conteúdo
- Compreender a importância das tecnologias na educação
- Saber como e quando aplicar as metodologias ativas